Página Inicial | Actividades | Rota dos castelos por terras mirandesas
ACTIVIDADES
Rota dos castelos por terras mirandesas
  1. Etapas/Paragens da Rota [4 Etapas]
  2. Mapa de Localização
  3. Defina o itinerário
  4. Monumentos disponíveis

Neste roteiro é sugerido um passeio que liga 4 castelos do planalto mirandês no qual o visitante pode apreciar excelentes paisagens, bem como aprender e desfrutar de toda a história que estes monumentos representam.

Com a família ou entre amigos, este é um passeio que o irá levar às raízes e ao passado do nosso país descobrindo muitos detalhes que desconhecia. Embarque agora nesta fantástica aventura! 

Começamos em Bragança, pela visita ao Domus Municipalis, que deverá datar do século XII.
Depois apanhamos a nacional 218, e vamos de Bragança até à paragem seguinte, o Castelo de Algoso, e pelo caminho passamos por Vimioso.

Se entretanto quisermos ir visitar Miranda do Douro, e o Douro Internacional, em Vimioso teremos que apanhar continuar a N218.
Chegados ao Castelo de Algoso, que domina uma vasta extensão do Planalto Mirandês, reparamos que se destaca de forma inconfundível, pela silhueta da sua singular torre de menagem.

Aqui partimos rumo à terceira paragem do nosso passeio, o Castelo de Penas Roias, uma fortificação do XII e que fica uns kms mais para sul.
Daqui partimos rumo à última paragem, em Mogadouro, onde nos espera um Castelo que espelha o que de mais avançado existia na época (Século XII) na arte de fortificar.

O passeio tem uma distância de aproximadamente 91 kms, e liga Bragança a Mogadouro.
Tirando o tempo de paragem em cada um dos monumentos, o tempo gasto na deslocação é de cerca de 1h45m.

1ª Etapa [Partida]
Domus Municipalis
A construção da primeira fortificação da cidadela deverá datar do séc. XII, no entanto, a necessidade de reforço e actualização das defesas militares conduziram ao longo dos séculos a modifica&cce... [+]
2ª Etapa
Castelo de Algoso
O Castelo de Algoso domina uma vasta extensão do Planalto Mirandês, destacando-se, de forma inconfundível, pela silhueta da sua singular torre de menagem. Desde meados do século XII, associado a outras for... [+]
3ª Etapa
Castelo de Penas Roias
A esta primeira fase, que podemos chamar leonesa, estarão associados os torreões de forma circular ainda visíveis nas muralhas. As características destas estruturas defensivas, próprias de uma forma muito específica de... [+]
4ª Etapa [Chegada]
Castelo de Mogadouro
A doação aos Templários terá tido como objectivo a consolidação da, então recentemente estabelecida, fronteira com o reino de Leão. A Ordem deverá ter sido responsável, durante a segunda metade do... [+]
Mapa de Localização
 
 Ver Percurso da Actividade
Activar "Monumentos" no mapa
Para calcular o trajecto a partir da sua localização actual, insira um Ponto de Partida (Uma cidade ou nome de uma rua) no seguinte formulário, e escolha a opção 'Mostrar Trajecto'.
Será apresentada uma proposta de trajecto tendo como Ponto de Partida a localização que inseriu, seguido das etapas propostas por nós para este Roteiro.
Nota: Os tempos de deslocação apresentados servem apenas de referência, e partindo do pressuposto que utiliza um veículo automóvel, e que são cumpridas as velocidades máximas impostas por lei.
© 2017. Governo de Portugal - Secretário de Estado da Cultura